sexta-feira, 5 de junho de 2009

Globalização Vs Verticalização | O poder norte-americano!

Ilustração: Steve Pereira

Hoje estava lendo o blog do economista Carlos Alberto Sardenberg e vi coisas que me impressionaram. Ele divulgou pesquisas que apontam para a importância do consumidor americano.

"O consumo das famílias representa 70% da economia americana que, de sua vez, equivale de 20% a 25% da economia global. Logo, o consumo dos americanos movimenta algo como 15% da economia mundial."- Afirma Sardenberg.

Partindo daí, pode-se entender porque a economia americana serve de base para o mundo. Não só no modo de encarar as mudanças, mas também no modo de vida. E com a propaganda não é diferente, pois ela é feita de acordo com o seu target e se eles estão se americanizando cada vez mais, é claro que a publicidade vai ter que estar de acordo e oferecer ao público o que ele quer.

O que quero dizer é que essa tal de globalização é muito mais uma imposição do que uma integração de economias e culturas, visto que a direção do nosso vetor (elementos culturais, tendências mercadológicas, padrão de consumo e de vida...) é predominantemente decrescente. De cima para baixo. Dos países mais avançados para os menos.

É por acaso que nós consumidores estamos nos moldando ao padrão americano?

Perceba que somos bombardeados pela cultura do Tio Sam todos os dias e estamos nos rendendo a ela. Séries americanas, stand up comedy, Jonas Brothers*, e muitas outras coisas que são aceitas pelo nosso povo sem sequer questionar.
E você acha que enquanto isso eles estão assistindo "Casos de Família" e comendo vatapá nos EUA?

Não pretendo com isso dizer que a globalização é uma farsa. Isso seria um absurdo. Mas quero mostrar que devemos ficar atentos quando falam com brilho nos olhos sobre o dia que o mundo derrubar suas fronteiras.

Isso, infelizmente, não vai acontecer. E não venha me dizer que é fruto do capitalismo. A competição, a rivalidade e as diferenças estão inseridas em nosso DNA. Sempre fizeram e sempre farão parte da natureza do homem.

Para concluir, tenho a dizer que nem todos se deixam afetar por essa verticalizalção. Eu, Steve, por exemplo, não tenho nem um pouco de cultura americana em mim.
Espero que tenham gostado do post, vou lá comer umas batatas fritas, tomar Coca-Cola e assistir "Os Simpsons". Ah, não esqueçam de me seguir no twitter!

*Não, eu não ouço Jonas Brothers. ¬¬

3 comentários:

  1. Não minta, você escuta sim Jonas Brothers! haahhaahhahahahah


    E sobre o assunto, eu acho que o programa "Casos de Família" também foi copiado de algum programa dos EUA. hehehehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Olha, não entendo muito de "Casos de Família"...mas deve ser copiado sim.
    hehe

    ResponderExcluir
  3. Acho que você já deve ter visto "muito além do cidadão Kane", um documentário sobre a Rede Globo, muito interessante. Ele mostra bem de onde veio o grupo Roberto Marinho, aí essa tal globalização fica bem explicadinha! hehehe
    No mais, essa história de o homem ser competitivo por natureza eu acho balela...Desculpa pras pessoas cometer crimes contra seus semelhantes!!!

    Abraço!

    LED

    ResponderExcluir