quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diploma: apenas mais um pedaço de papel?

http://jornalismob.files.wordpress.com/2008/10/diploma.jpg

Com base em tudo que vem acontecendo e principalmente agora que foi julgado no STF a necessidade ou não do diploma universitário para atuar no meio jornalístico, resolvi colocar em discussão o tema da obrigatoriedade do diploma.


JORNALISMO


Inspirados na atitude de Suzana Vieira, que roubou o microfone de uma repórter do Video Show e seguiu "apresentando", o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que não mais é obrigatório o diploma universitário para atuar como jornalista, já que ela demonstrou que pode muito bem conduzir uma matéria jornalística sem o diploma em mãos. Desculpem a brincadeira, mas se eles tão brincando com coisa tão séria quanto a informação e a imprensa, que em outrora chegou a ser considerado o quarto poder da nação, o que há de mal em fazer uma brincadeira com esses senhores engravatados que mandam e desmandam no NOSSO país sem qualquer preocupação ou escrúpulos.

Bom, o nosso querido presidente do STF, Gilmar Mendes, além de ser favorável à queda do diploma, fez várias declarações, inclusive antes da votação, deixando claro a sua opinião sobre o assunto e de forma a tentar vender a sua idéia para os demais. Ora, mas como uma pessoa da importância dele pode assumir essa postura, manipulando informações e convencendo seus caros colegas a seguirem a sua ideologia?

Aliás, vocês devem se lembrar dele. Lembram daquele cara que concedeu dois habeas corpus para o banqueiro Daniel Dantas? Eis que também foi mais uma excelente decisão do Gigi, que está lá, sorridente e feliz, com os bolsos cheios (de orgulho, não pensem bobagem).

Agora já imaginou se a moda pega? E se eles ,não contentes com tudo isso, resolverem migrar para outras áreas e tirar o diploma de mais pessoas? O Brasil viraria uma fuzarca.

Pense então, se todos pudessem, além de ser jornalistas, ser publicitários, administradores, economistas... Se ao invés de empregar alguém que é formado e se capacitou para o mercado de trabalho, fossem chamadas pessoas apenas porque escrevem razoavelmente bem, porque sabem abrir o photoshop e fazer o homem-de-fogo, ou porque leram um livro de economia?
Mas, espera aí. No Brasil já é assim.

E se você não se mobilizou porque seu diploma ainda é válido, CUIDADO. Olha só a declaração do Gigi.

“Nós vamos certamente ter outras discussões no que diz respeito à liberdade de profissão”.

Se algúem quiser saber mais sobre o que vai mudar na prática do jornalismo, pode me comunicar. AH, AGORA TÔ FAZENDO BICO DE JORNALISTA TAMBÉM. É só entrar em contato... (risos)


3 comentários:

  1. Pra esse Gilmar deve ser vantagem que os responsáveis pela informação estejam cada vez mais incapacitados.Do ponto de vista dele tem fundamento a decisão. :D

    ResponderExcluir
  2. É complicado esse negócio. Por um lado diploma não garante qualidade... e sem diploma não se tem a mínima segurança de qualidade.

    Eu acho que cabe ao empregador decidir. Contrata pessoas formadas ou não e poem a sua conta e risco.

    ResponderExcluir
  3. Boatos de que as Sub-áreas de Comunicação serão as próximas... Premaremo-nos, RPs, PPs e afins!!!

    ResponderExcluir