sexta-feira, 26 de junho de 2009

O Termômetro da economia.

Há não muito tempo, o termômetro mundial da economia estava nos mostrando um mercado cada vez mais frio, beirando o congelamento. Já, a crise estava pegando fogo, fazendo empresas falirem, apelarem para concordata, entre outros recursos. No entanto, parece que agora tudo está se assentando. Por quê? Eu explico.

Segundo estudos e pesquisas feitos pela Universidade de Michigan (EUA), o consumidor voltou a ter confiança na hora da compra e está comprando mais do que no primeiro trimestre de 2009. Semana passada eu publiquei aqui no blog uma matéria falando da importância do consumidor voltar a ter a confiança no mercado. E isso agora está se confirmando.

Veja na íntegra a pesquisa sobre a confiança do consumidor americano, publicada no G1 AQUI.

Outro indicador é o setor automobilístico, que foi um dos mais afetados. No Brasil, a expectativa é de ter o melhor mês de vendas da história, no setor. Isso se deve a combinação: confiança + condições de compra. O IPI se manterá reduzido até dezembro, isso estimula o consumidor e pesa muito na hora da compra.

Todos esses indícios apontam para o fim da crise. A economia está se aquecendo novamente, e o termômetro que está nos mostrando isso, são os consumidores. Mas ainda é cedo para falar em bonanza. Em epoca de transição, todo cuidado é pouco. Um passo em falso pode levar todo o trabalho de reconstrução da economia por água abaixo.

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