quarta-feira, 1 de julho de 2009

Interatividade na sétima arte.

O cinema nacional está ganhando uma cara nova e pode servir de referência para o exterior. O filme "Escolha Única", produzido e finalizado na cidade de Maringá/PR, está causando um burburinho e atraindo pessoas para os cinemas por apresentar um roteiro interativo.

O FILME

O filme, do cineasta Érico Alessandro, conta a história de Juan, um policial corrupto, que é preso, sendo que durante sua prisão ele é gravemente ferido e hospitalizado. Em coma, Juan entra em contato com um mundo paralelo, em que duas forças antagônicas influenciam as decisões dos humanos através de seus sonhos e se alimentam dos sentimentos dos homens. Quando sai do coma, Juan é julgado e descobre que uma escolha sua pode decidir o destino da Terra.

Quer saber mais sobre o filme? Clique aqui!

A INTERATIVIDADE

Na reta final do longa-metragem acontece uma pequena pausa para que os espectadores possam decidir qual vai ser o final. Aparecem dois números de telefone na tela, onde cada espectador liga gratuitamente do seu próprio celular para um dos números a fim de condenar ou absolver o protagonista. Através de uma enquete super rápida, o filme vai seguir o seu roteiro de acordo com a vontade da maioria.

A idéia é muito interessante. Isso traz um maior envolvimento do filme com o público e possibilita que a pessoa tenha a chance de escolher o final que acha melhor. Quem não se lembra do memorável "Você Decide"? Funciona nos mesmos moldes, mas a diferença é que se você não gostar do final, ou simplesmente quer ver como seria o outro desfecho, você pode ir aos cinemas e assistir novamente, o que na televeisão não acontecia.

PUBLICIDADE E A INTERATIVIDADE NO CINEMA

Quer saber mais sobre o assunto? Veja aqui o case da VOLVO, que fez um game interativo com os espectadores em salas de cinema no Reino Unido. A criação da Y&R é um jogo onde as pessoas devem mover os braços para a esquerda ou para a direita para controlar o caminhão. O conceito da campanha foi "É melhor viver a vida junto".

Um comentário:

  1. obrigado irmão, que Deus lhe abencoe, o mundo precisa de pessoas especiais como vc.

    Érico ALessandro(DIretor de cinema) Escolha Única!!!

    ResponderExcluir