segunda-feira, 27 de julho de 2009

Entrevista com Thiago Miranda - PARTE I

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Nome: Thiago Miranda
Idade: 29 anos
Graduação: Publicidade e Propaganda - FAAP (2002-2005)

Especialização: Bootcamp de Planejamento - Miami Ad School
Área de Atuação na publicidade: Planejamento
Agência em que trabalha: DPZ - Dualibi Petit Zaragoza Propaganda

Agências em que trabalhou: Trade / FC2 / Front 360 / DPZ


RDM: Thiago, você começou atuando em que área da publicidade?

Thiago: Comecei na criação. Quase todo mundo quer trabalhar na criação, e eu não era diferente. Comecei a acompanhar e estudar tutoriais de Photoshop e Illustrator para arrumar um emprego. Fiz uma pasta que hoje dou risada quando vejo.Mas mesmo assim consegui arrumar um estágio em uma agência chamada Trade que fazia os tablóides e flyers para o Wal-Mart. Fiquei um ano e meio nessa correria do varejo. Comecei como estagiário e depois virei assistente de arte. Antes disso ainda cursei dois anos e meio de ADM. Desisti.

RDM: E o que te levou a trabalhar na área de planejamento?

Thiago: Quando comecei não sabia direito o que era planejamento, só fui descobrir realmente do que se tratava no último ano - aliar criatividade com conhecimento e embasamento. Sempre gostei de tentar entender os problemas do cliente, desconfiar de quase tudo que eu ouvia e tentar achar uma outra maneira mais eficaz de fazer as coisas funcionarem. Planejamento também se trata de um processo criativo. Planejamento bom é aquele que a gente não sabe onde ele acaba, e onde começa a criação.Mas pode-se dizer que eu sou um criativo frustrado também.

RDM: Na sua opinião, qual deve ser o perfil de um planner? O que é necessário para se tornar um bom profissional de planejamento?

Thiago: Basicamente curiosidade e inconformismo. Isso vai te levar a entrar de cabeça no brief do cliente e nos seus problemas. Mas não somos pagos só para sermos xeretas. O mais importante é o que fazer quando encontramos alguma coisa valiosa e relevante. Claro que achar essas coisas também não é nada fácil. Por isso ser autêntico e ter opinião também é muito importante. Dizem que planejador tem que ter espírito de porco – eu concordo.

RDM: Thiago, você trabalhou em agências pequenas, médias e grandes, que é o caso da DPZ. Qual é a principal diferença que você aponta na forma de trabalho delas?

Thiago: Basicamente a estrutura. Porque a forma de trabalhar muda sempre, mesmo entre agências grandes. Hoje eu tenho mais acessos a pesquisas e informações, mas isso também não muda muito se a gente não põe a cabeça para pensar. Bom de trabalhar em agências grandes, para um planejador, é que geralmente são elas as principais responsáveis pelas estratégias de comunicação das marcas.

RDM: Em época de crise, como está sendo agora, qual é a principal diferença na hora de pensar numa campanha? É mais difícil analisar o target e criar as estratégias de venda?

Thiago: A principal diferença é a verba. No começo da crise estávamos com medo dos clientes quererem fazer fórmulas manjadas e básicas. Que idéias mais ousadas perdessem espaços para conceitos mais conservadores, apesar de eu achar que a criatividade e o diferente deveriam ser premissas sempre – com crise ou sem crise. Por outro lado, alguns clientes estão aproveitando a pouca verba disponível para utilizar novas plataformas de comunicação. Isso é muito bom. Idéias boas vão provar cada vez mais a eficácia dessas estratégias.

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