terça-feira, 28 de julho de 2009

Entrevista com Thiago Miranda - PARTE II

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RDM: Com a constante evolução da tecnologia, cada vez mais mídias vão trocando de lugar na sociedade, algumas conquistam e outras perdem espaço. Qual é a sua opinião sobre o assunto e qual a tendência para as mídias nos próximos anos?

Thiago: Internet, TV digital e mobile. Essas novas tecnologias mudaram para sempre a maneira como as marcas têm que se comunicar com as pessoas (apesar de achar que a interatividade na TV Digital é papagaiada – principalmente por causa da internet e dos games). Passamos da era dos monólogos, na grande maioria das vezes chatos e intrusivos das marcas, para a era do diálogo e do engajamento. O consumidor agradece - e nós quebramos a cabeça.

RDM: Com a implantação da TV Digital quais serão as principais mudanças no que diz respeito a formatos de propaganda? Você acredita que o merchandising dominará essa mídia?

Thiago: Eu acredito na publicidade como serviço, causa, entretenimento e engajamento. Por isso eu acho que conteúdo relevante, mesmo que seja de alguma marca, será sempre bem-vindo para as pessoas. Elas até pagam por isso. Merchandising é chato e sem graça (pelo menos a grande maioria deles – como conhecemos). Conteúdo não. É entretenimento e engajamento. Muitas marcas já fazem isso. O Burger King está fazendo isso com uma série exclusiva da marca, distribuída só pela internet com a ajuda do Google AdSense e criada pelo Seth MacFarlane (o mesmo criador de Family Guy e American Dad).

A Unilever também criou uma série na internet chamada In The Motherhood, que fez tanto sucesso na rede que hoje em dia faz parte da programação da rede ABC nos EUA.

Eu acredito muito nisso. Criação de conteúdo e anunciantes juntos.
As pessoas só se engajam e participam das coisas por basicamente três motivos: para abraçar uma causa, por afinidade ou por interesse próprio. Isso não vai mudar com a tecnologia. As pessoas não mudam nunca e a tecnologia muda sempre, porém é muito mais difícil entender o ser humano do que a tecnologia. Acho que o grande lance está aí – em entender o ser humano e o seu tempo. Fácil falar e difícil de fazer.

RDM: Que dica você dá para quem está começando agora na publicidade?

Thiago: Se destaque. Arrume uma maneira para se destacar, qualquer coisa. Assim como as marcas, os candidatos a uma vaga em propaganda precisam ser lembrados. Ninguém espera muito de quem está começando, por isso existem várias maneiras de chamar a atenção com pequenos detalhes. Depois de arrumar uma vaga (que provavelmente será uma merda) é só trabalhar e não se conformar. E não desista nunca.

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