Não. A equação correta é Cliente + Agência = Resultado.
O que mais acontece hoje em dia no mundo da publicidade, sobretudo em esferas menores, é a relação desgastada entre cliente e agência. É um cabo de guerra, onde os dois lados não querem abrir mão do que pensaram previamente. Mas como resolver isso?
A melhor forma é elucidar os problemas existentes na comunicação e tentar definir as metas. Definida as metas, cabe ao atendimento captar o que o cliente deseja e filtrar da melhor maneira.
Aqui é onde acontece a maior falha, na minha opinião.
A primeira conversa é a mais importante. Não se deve prometer ao cliente tudo o que ele deseja sem analisar os prós e contras de tudo isso.
É muito comum um cliente chegar para a agência e dizer, por exemplo: "Eu quero fazer 1 vt, 1 spot e um anúncio de jornal." Achando que por trabalhar com diversas mídias terá um resultado melhor.
Com medo de contrariar o cliente, o atendimento aceita isso e em pouco tempo as peças começam a ser produzidas.
Ora, se o processo fosse assim, não precisaria do setor de planejamento e mídia em uma agência. É trabalho da agência definir estratégias de mídia e pensar qual a melhor forma de comunicar tudo que o cliente deseja.
Se isso não for feito, perde-se muito no processo de criação e isso vai se reverter em prejuízo.
É fato que a maioria dos clientes são exigentes e dificilmente abrem mão do que pensam. E acho que estão certos em ser exigentes. Afinal, é o negócio deles que está em jogo.
Entretanto, deve-se explicar que mais importante do que fazer a comunicação da maneira como eles querem é fazer toda uma análise para gerar retorno e crescimento em suas vendas ou demanda de serviço.
Não se deve bater de frente. As agências existem não somente para criar materiais, e sim para pensar na comunicação em geral visando um objetivo específico. Isso deve ficar claro e deve ser explicado da melhor maneira pra que o cliente tenha o resultado desejado
Para isso, deve-se seguir um modelo de trabalho semelhante ao listado abaixo.
O que mais acontece hoje em dia no mundo da publicidade, sobretudo em esferas menores, é a relação desgastada entre cliente e agência. É um cabo de guerra, onde os dois lados não querem abrir mão do que pensaram previamente. Mas como resolver isso?
A melhor forma é elucidar os problemas existentes na comunicação e tentar definir as metas. Definida as metas, cabe ao atendimento captar o que o cliente deseja e filtrar da melhor maneira.
Aqui é onde acontece a maior falha, na minha opinião.
A primeira conversa é a mais importante. Não se deve prometer ao cliente tudo o que ele deseja sem analisar os prós e contras de tudo isso.
É muito comum um cliente chegar para a agência e dizer, por exemplo: "Eu quero fazer 1 vt, 1 spot e um anúncio de jornal." Achando que por trabalhar com diversas mídias terá um resultado melhor.
Com medo de contrariar o cliente, o atendimento aceita isso e em pouco tempo as peças começam a ser produzidas.
Ora, se o processo fosse assim, não precisaria do setor de planejamento e mídia em uma agência. É trabalho da agência definir estratégias de mídia e pensar qual a melhor forma de comunicar tudo que o cliente deseja.
Se isso não for feito, perde-se muito no processo de criação e isso vai se reverter em prejuízo.
É fato que a maioria dos clientes são exigentes e dificilmente abrem mão do que pensam. E acho que estão certos em ser exigentes. Afinal, é o negócio deles que está em jogo.
Entretanto, deve-se explicar que mais importante do que fazer a comunicação da maneira como eles querem é fazer toda uma análise para gerar retorno e crescimento em suas vendas ou demanda de serviço.
Não se deve bater de frente. As agências existem não somente para criar materiais, e sim para pensar na comunicação em geral visando um objetivo específico. Isso deve ficar claro e deve ser explicado da melhor maneira pra que o cliente tenha o resultado desejado
Para isso, deve-se seguir um modelo de trabalho semelhante ao listado abaixo.
Resumo dos passos que a agência deve seguir
- Conversa com o cliente.
- Pesquisa.
- Filtragem de informações.
- Planejamento de mídia.
- Criação / Planejamento estratégico.
- Apresentação de propostas.
- Produção.
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