quinta-feira, 23 de julho de 2009

Sorry. I can't use it anymore...


Cada dia que passa eu me impressiono com as medidas tomadas pelos engravatados que comandam nosso país. Agora, foi a vez do nosso famigerado governador do estado, o Sr. Roberto Requião.

Na sexta-feira, 17, ele sancionou a Lei 16.177, que proíbe o estrangeirismo nas publicidades veiculadas em todo o estado do Paraná. Ou seja, vários termos já clássicos e recorrentes em propagandas deverão ser extintos, como por exemplo o "OFF".

Segundo o Betinho, essa medida é para valorizar a nossa língua. Assim, o governo protege os consumidores, que poderiam não entender certas expressões.

Entretanto, esse cuidado já é tomado pelas agências de publicidade. Pois, se a comunicação estiver utilizando um signo que não condiz com a bagagem social da população, quem sai perdendo é o anunciante e consequentemente a agência, que estará fazendo um trabalho ineficaz.

Quero aproveitar para expor dois pontos negativos que isso está causando.

O primeiro é que essa lei anda totalmente na contramão da globalização. Em epóca em que todos buscamos novos mercados e fazemos uma troca cultural a fim de abrir novos horizontes e aumentar nosso repertório, essa medida vem para abalar toda essa ideologia de portas abertas. É um pensamento muito pequeno, que observa apenas (e erroneamente) o presente, não se preocupando com o futuro.

O segundo ponto que quero expor é o lado educativo e cultural. Percebam que pessoas que mal sabem ler ou escrever conseguem entender expressões como "50% OFF". Isso é um avanço, um ganho em termos de cultura. Ao invés de regredir, temos que buscar formas de aprender e introduzirmos mais esse cunho educativo e cultural em nosso meio.

Ou agora por existir pessoas analfabetas devemos tirar o texto das publicidades ao invés de investir em educação?

LINGUAGEM E ADAPTAÇÃO

Então, apartir de agora, não estranhem se verem por aí:

"50% FORA" ao invés de "50% OFF";
"INTERNETE" ao invés de "Internet";
"Disco Compacto" ao invés de "CD";
"Disco de Vídeo Digital" ao invés de "DVD";
"Mostra com Disco-Jóqueis" ao invés de "Show com DJs".

E outras aplicações que nem ficam tão ruins, mas que se comunicam pior com seu target público alvo!

Um exemplo são os flyers panfletos de festas com termos em inglês.

"Mulher FREE até meia-noite" terá que se adaptar para "Mulheres não pagam até meia-noite";
"OPEN BAR" terá que se adaptar para "Bebida liberada".

Comentem e respondam a enquete ao lado. Quero saber a opinião de vocês sobre essa lei que me impede até de assinar as peças que crio.

5 comentários:

  1. Tipo, é interessante esse ponto de "vai contra a globalização". Todo mundo sabe que esse negócio de globalização é meia mentira, porque quem absorve a cultura são os países sub-desenvolvidos ou em desenvolvimento. Quero ver alguem ver alguma expressão em português nas lojas dos EUA como "Liquidação 50%" ou "Desconto 50%"...

    ResponderExcluir
  2. Pois é... foi como eu disse em outra postagem. Mas mesmo assim, impedir isso é um atentado contra a cultura. E a parte de globalização pode ser meio que farsa, mas acredito que mesmo assim adquirimos uma bagagem cultural muito grande. Xenofobia não leva a nada.

    ResponderExcluir
  3. a turma dopalacio do iguaçu , é como a do Lula ...... Chavistas !!! e castristas....
    esperar o que ??? cultura de liberdades ? claro que não .... são fãs de ditadores ( provavelmente de facistas também ) ; Tudo que é radical é XIITA ....... vem contra o bom senso , contra os bons modos ; contra a liberdade de expresssão; se o CQC critica onibus oarados esperando data de entrega são chamados de canalhas ...... até pra quem acreditava que era só problemas coma Globo , agora caiu a mascara.... não pode criticAR ..... ANONIMO DISSE MESMO

    ResponderExcluir
  4. Anônimo disse, mas tinha que organizar melhor o que escreveu... fico meio confuso.

    Insano Chronicles

    ResponderExcluir
  5. resenha: Governantes Ditadores, não gostam nem de auto-crítica , quanto mais criticas; são fãs de ex-ditadores e ditadores no poder !! O QUE PRECISA SER MELHOR ORGANIZAGO ? MAIS CLARO , IMPOSSÍVEL.

    De QUALQUER MANEIRA, AGRADEÇO AS CRITICAS CONSTRUTIVAS , OBRIGADO ;

    E RATIFICO : ANONIMO DISSE MESMO !!

    ResponderExcluir