sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A mudança de hábito dos usuários na Internet e como as redes sociais se adaptam a isso





Que a sociedade está em constantes mudanças e evoluindo com o avanço tecnológico todos sabemos. Mas o que chama a atenção é a velocidade com que isso está acontecendo.

A relação tempo x mudanças está se acelerando em um ponto inimaginável. Pegue um livro de história e perceba a linha do tempo da sociedade e como foram agrupadas as mudanças que aconteceram. De milhões de anos, passaram para milhares, centenas e até o século passado, ainda se utilizava o padrão década para analisar as mudanças da sociedade. Hoje em dia, isso tudo está completamente alterado, ao passo que cada dia surgem milhares de novas coisas, que acabam contribuindo na formação do perfil da sociedade.

Para explicar melhor, vou restringir toda essa discussão filosófica a um ponto que vem transformando o modo de pensar de uma coisa ainda considerada nova.
Vamos falar de redes sociais, que é um tema que está em voga.

Há não muito tempo, as redes sociais eram consideradas ameaçadoras, um ambiente não confiável e desfavorável para comunicação no patamar profissional. Agora, o modo de raciocinar redes socias mudou. Todos querem, de algum jeito, estar inseridos nas redes sociais, principalmente as agências de propaganda. É uma coisa que está em alta. É moderno.

Sim, concordo. Entretanto, quem se limita a esse pensamento, corre o sério risco de ser engolido num universo de milhões e milhões de pessoas. A grande sacada da rede social não é simplesmente você disparar uma mensagem e tentar acertar o maior aglomerado de pessoas, achando que isso vai te dar um retorno. Rede social é uma rede que liga pessoas, através de conteúdo. Mas não qualquer conteúdo, e sim um conteúdo que seja relevante para quem está ali.

Dentro de toda essa rede existe uma via de mão dupla que faz a troca de informação, conteúdo, hábitos e tudo que se imagina do universo online e da vida real mesmo. Essa via é o que guia a evolução dentro da web 2.0. Vejam que o crescimento das redes socias aconteceu dessa forma. No momento em que as pessoas começaram a se sentir excluídas e fora de tudo que é atual. Então houve essa necessidade social de aderir a essas ferramentas para se manter atualizado e participar de grupos. Isso é o que Elisabeth Noelle-Neuman já falava desde a década de 60 com a teoria da Espiral do Silêncio.

Mas, isso não é tudo. Ao passo que as pessoas se adaptam aos meios e mudam a sociedade, os meios também se adaptam de forma a ter um multiálogo (acabei de inventar) mais eficiente.

Para exemplificar melhor, vou dar dois exemplos, do orkut e do twitter.

O orkut tinha grande adesão, mas não era suficiente. Eles notaram que estava tendo muito ruído no meio de toda essa comunicação. Não era mais um ambiente cômodo para a maioria. Logo, mudaram o layout, fizeram um puta case de divulgação e o principal foi a forma de pensar essa integração. O novo orkut se baseou muito na forma de pensar do twitter.

Mesmo o twitter sendo a sensação que é, percebeu que estava perdendo foco. As pessoas entravam e ficavam inativas, não sabiam o que fazer. Através de pesquisas, detectaram que as pessoas falam mais sobre o que está acontecendo, e gostam de saber disso e não apenas o que seu amigo está fazendo.

Partindo disso, eles mudaram a pergunta "What are you doing?" para "What's happening?".

Um simples detalhe, que muita gente ainda nem viu, que por trás esconde toda uma cadeia de transformações sociais e a forma de raciocinar os grupos e as interações que fazem.

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