terça-feira, 5 de maio de 2009

Proibição do fumo em ambientes fechados:Você é a favor, ou contra?

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,13423694-EX,00.jpg

Como vocês devem estar acompanhando, está rolando uma lei de proibição do fumo em lugares fechados. Isso tá gerando muita polêmica, mesmo antes de entrar em vigor...

Os fumantes alegam que isso é inconstitucional, que fere o poder do livre-arbítrio, e que pode gerar uma exclusão social da população fumante, que representa 20% da população adulta do país.
Já, os não fumantes, argumentam dizendo que não são obrigados a consumir a fumaça alheia e muito menos ter problemas de saúde por conta de outrem. Sendo que, morrem, no Brasil, 7 pessoas por DIA, devido ao fumo passivo.

Reflexos da Lei na Economia e na Publicidade

Mas vamos deixar de lado o julgamento de valores entre quem está certo e quem está errado. O fato é, 20% da população adulta é fumante e costuma ir à lugares como restaurantes, lanchonetes e boates afim de fumar. Com essa proibição, provavelmente, os estabelecimentos vão parar de vender cigarros, o que causará uma quebra na indústria do fumo aqui no Brasil.
Então se esse setor tiver prejuízo , significa que investirão menos em publicidade, pois vários estabelecimentos não terão mais porque comercializar o produto.

O prosseguir dessa reação em cadeia deixo em aberto para vocês pensarem. Uma lei, pode mudar toda uma realidade cultural nacional, e isso claro, vai se expressar na economia e nos setores ligados à ela.

E então...
Voce é a favor ou contra? E por quê?

6 comentários:

  1. Sou completamente a favor! Sete pessoas morrendo por dia devido a fumo alheio? Uma vida salva já seria o suficiente para deixar vigorando eternamente essa lei. O fumo em lugares fechados (e até em publico) é um desrespeito com que zela pela sua saúde e tem um minimo de auto-estima.

    O governo deveria ir além. Cadastrar os fumantes e recusar qualquer forma de tratamento gratuito a eles. Além de matar outras pessoas o fumante proporciona um ENORME gasto a saúde publica devido a tratamentos relacionados a doenças devido ao habito de fumar.

    A maioria dos fumantes não esta preocupada com sua saúde, faz piadas com respeito a campanhas sobre os maleficios do cigarro, prejudica direta e indiretamente os outros, gera uma gorda despesa e lotação no sistema de saúde. Tudo isso para jogar uma fumaça podre para dentro de seu proprio corpo.

    Simplesmente não existe justificativa para esse hábito.

    Parabens para a ação do governo. E quem quiser fumar, fume em casa e encurte apenas a sua e as vidas das pessoas amadas ao seu redor. (que recompensa por fumar!)

    P.S: Fumantes não esqueçam de pagar em dia os impostos para ajudar a custear o seu futuro tratamento de cancer e relacionados, pois é bem custoso esses tratamentos!

    ResponderExcluir
  2. Isso também é exagero, e um baita preconceito contra os fumantes, Troll.
    Apesar de eu não fumar, acho que nenhum grupo e/ou tribo social deve sofrer exclusão da sociedade.

    Acho que deveriam criar estabelecimentos específicos para o público fumante. Assim, o fumante teria lugares onde possa se sentir bem, sem "encomodar" os outros.

    ResponderExcluir
  3. Voce acabou de se contradizer. Diz que nenhum grupo deve ser excluido, porem, deseja que sejam criados ambientes especificos para eles, separando-os dos demais. Não seria isso um tipo de exclusão também? Como por exemplo, proibir judeus de ficarem em outras cidades a não ser uma determinada a eles. E não entendi o porque das aspas na palavra encomodar, os fumantes sim encomodam os outros... ou alguem gosta de respirar uma fumaça cancerigena ja aspirada por um fumante?

    Não é preconceito. É questão de SAÚDE PUBLICA!

    Pense no seguinte, e se por causa do mau habito de fumar de outros que não se importam em morrer por isso, você contrair uma doença que vai leva-lo a morte, oque você acharia disso? Proibilos de frequentar lugares como preconceito, ou como questão de saúde publica?

    Pra reforçar o exemplo, preconceito é proibir gays de frequentar restaurantes mesmo se portando de forma não escandalosa. O fato de uma pessoa ser gay não prejudica a saúde de outros pela sua simples presença (oque não ocorre com fumantes). Isso seria preconceito, e não uma questão de saúde.

    ResponderExcluir
  4. Na hora que escrevi, sabia que você iria falar isso, até penso que seria, mas isso é uma saída que os fumantes mesmo deram. Não consideram ruim, só sabem que lá podem fumar sossegados sem ninguém reclamar. Não é bem exclusão, é um serviço especializado.

    ResponderExcluir
  5. ENCOMODAR ? é o que , por dentro da cômoda; o Aurélio é certeiro- INCOMODAR ( agora sim , ´ta certo !!! )
    E não adiantar chorar, PUBLICIDADE a custa de vidas, não é dinheiro ganho honestamente; Pelé nunca fez propaganda de cigarros e bebidas; sempre foi exemplo pro esporte , ligado a saúde ; Pensem nisso !!! já o fofometro ( bebida, travecos, e por isso dançou , não teve a oportunidade de ser campeão no Mengão !!!

    ResponderExcluir
  6. Verdade, nem tinha visto.
    Enfim, não coloquei minha opinião no post. Só mostrei o lado da publicidade, que a princípio iria ter uma queda nesse setor. O target do meu blog é principalmente publicitários, e tento mostrar o lado disso em todas as ocasiões do dia-a-dia.

    ResponderExcluir