segunda-feira, 25 de maio de 2009

De universitário para universitário.

5 DICAS PARA VOCÊ ESTUDANTE DE PUBLICIDADE QUE
DESEJA TER SUCESSO EM SUA VIDA PROFISSIONAL.


Atualmente cursando o curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO, resolvi elaborar uma lista com 5 dicas para estudantes de publicidade, assim como eu. Essas dicas são coisas que aprendi desde que ingressei na faculdade e têm me ajudado, coisas que vejo que deram certo com outras pessoas e estão funcionando comigo.

1- Você é o primeiro produto a ser vendido.
A sua imagem é a coisa mais importante que você tem. É necessário construir uma identidade desde o início da vida acadêmica e profissional. Então perceba quais são os pontos que você ainda deixa a desejar e trabalhe nisso.

2- Seja mais profissional e menos acadêmico.
Quando se apresentar para alguém, e mesmo na vida cotidiana, mostre mais o seu lado profissional e menos o lado acadêmico. Bolsas e malas do curso, mochilas e outros artefatos que indiquem que você é só mais um estudante são descartáveis.

3- Crie um blog. Mostre o que você tem de melhor.
Um publicitário não sobrevive sem propaganda. De nada adianta você fazer as coisas e não se expressar, não mostrar o seu potencial ao resto das pessoas. Pode ser através de um blog, deviant art, ou até mesmo albúm no orkut. O importante é mostrar aos outros do que você é capaz.

4- Seja comunicativo, não chato!
É muito importante para nossa profissão que sejamos comunicativos. Contudo, ser comunicativo é saber o que falar e como falar, não ser cara-de-pau e falador. Quem fala demais, morre pela boca.

5- Leia, veja, ouça, observe, pense.
Um publicitário sem conteúdo não é um publicitário. Corra atrás. Mantenha-se informado. Leia jornais, revistas, livros. Ouça variadas rádios. Escute músicas diferentes, não somente as que você gosta. Assista televisão, filmes. Veja vídeos na internet. Acesse blogs e portais de conteúdo diversificado. Enfim, faça de tudo para aumentar o seu repertório.

6- Seja crítico, mas com coerência.
Perceba que são seis dicas, e não cinco como eu falei. Então lembre-se: não acredite em tudo que vê por aí. Observe, analise, se informe sobre a confiabilidade do conteúdo, veja se os argumentos são plausíveis, e só então tome aquilo como verdade. Mas cuidado, ser crítico não é achar que tudo é uma porcaria!


Perguntas frequentes.


Não eram 5 dicas? Por quê tem 6?

Porque eu decidi fazer 6. O blog é meu e eu faço quantas dicas eu quiser. E se não gostou, me processe.

E por que você é tão grosso?
Eu não sou grosso, c%¨#%@!

Brincadeira, pessoal. Quem quiser saber mais, trocar uma idéia sobre publicidade, me contratar, fazer uma doação, ou uma proposta para eu ganhar dinheiro dormindo e perder 5 kg numa semana, é só deixar seu e-mail aqui, ou me encher de spam no orkut mesmo.


2 comentários:

  1. Interessante.

    E justamente eu vo aplicar o numero 3. Divulgar o meu blog http://insanocomics.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. UMA DICA , com um nome desses Insano pro blog , não seria melhor ficar escondido na moita ???? mas, porém, contudo, noentanto e entretanto , pensando bem, tá certo .......... Chacrinha já falava quem não se comunica se trumbica !!!!

    ResponderExcluir