terça-feira, 19 de maio de 2009

Brasil Foods - Análise de mercado


Nessa terça-feira, está sendo muito divulgada a nova parceria entre Sadia e Perdigão, que se unem para formar uma empresa gigante no ramo alimentício. Juntas, atuam em 110 países do mundo e representam 20% da exportação mundial de aves congeladas.

Dessa grandeza ninguém duvida, todos sabem que a Brasil Foods tem potencial para se tornar líder de mercado em alimentos processados. Mas, isso é bom para o Brasil?

Vejamos, vamos ter uma empresa de enorme porte que representa o Brasil, logo o capital fica concentrado no país, certo? NEM SEMPRE. O fato da empresa começar no Brasil não impede que mais tarde seja vendida para o capital estrangeiro. É o caso da AMBEV, que foi criada para ser uma gigante brasileira no ramo de bebidas, e hoje o capital dela é predominantemente belga.

Outro fato que devemos relevar, é que isso pode prejudicar o mercado interno. Ora, a partir do momento que duas empresas grandes se fundem, a concorrência diminui e muito. Isso pode refletir diretamente no preço dos produtos, e deixar o consumidor a mercê dessas mudanças...

MERCADO PUBLICITÁRIO

O mercado publicitário também é afetado com isso. Atualmente, a conta da Perdigão pertence à Young & Rubicam, e a conta de Sadia pertence à DPZ. Com essa fusão, as duas agências podem perder essas contas, e a NBS é a mais indicada, até agora, pra fazer a publicidade da Brasil Foods, segundo o que vazou na mídia.

Contanto, quem vai fazer a campanha de divulgação da nova marca é a PROLE (agência do grupo PPR, que também engloba a NBS). O primeiro comercial vai ao ar nessa quarta, 20, e contará com a atriz Marieta Severo. O slogan será "O mundo com mais sabor".

3 comentários:

  1. A NBS só vai fazer a campanha de junção das duas marcas.
    Por enquanto, ninguém perdeu conta ainda. Mesmo porque eles não vão trabalhar a marca BRFoods. Porque nenhum alimento levará a marca BRfoods.

    abraço

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  2. Miranda

    Bom, essa foi a informação que eu encontrei no site adnews. Vou colocar o link para você conferir.

    Fonte:
    http://www.adnews.com.br/publicidade.php?id=88335

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  3. Mas obrigado pela dica, às vezes a mídia divulga algo que não é concreto...

    Uma opção é cada agência cuidar de alguns produtos específicos.
    O jeito é esperar e ver como as coisas vão ficar.

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