terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Branding 3.0 - O poder das marcas


Não é novidade para ninguém que o poder que as marcas tem é tão grande que se tornaram imensuráveis. Saem estudos e pesquisas para tentar descobrir qual é o valor real delas e o que representam para o mercado e para o mundo, mas nenhuma é totalmente convincente.

Entrentanto, saber qual é o valor da marca não é necessário para entendermos a grandeza delas e o seu papel social. A primeira coisa que temos que entender é que cada marca é única, com um perfil e identidade que são reflexos das suas diretrizes e a forma que se comunicam e se apresentam para o mercado. 

Partindo desse pensamento, começamos entender porque algumas marcas acabam criando comunicações ineficazes por se distanciarem da sua essência. Uma marca não pode fingir ser aquilo que não é. As marcas passam por um processo de construção de identidade tão complexo que dar um passo atrás às vezes pode representar uma queda enorme de vendas. 

Sair de um padrão de comunicação que você mesmo construiu é um tiro no pé. É arriscado você avançar um limite que você mesmo criou. É arriscado tentar ser diferente do que você sempre mostrou ser. Aí que fica o grande X da questão.
Como ser inovador sem quebrar e romper com a linha de comunicação criada?

Essas são somente algumas variáveis que fazem planners do mundo inteiro quebrar a cabeça para entender melhor as marcas e conseguir definir uma linha criativa e eficaz que atraiam o consumidor. Eis que estamos diante do Branding, um território quase que inabitado, com uma área imensa e inexplorada, onde ha muitos perigos, mas também grandes riquezas. Se aventurar nessa selva é arriscado, mas não se arriscar significa ficar para trás e deixar que seu concorrente o faça antes que você. A estagnação e o medo de arriscar podem ser muito mais prejudicias e negativos para uma marca do que qualquer outra coisa.

Um detalhe importante é que não adianta se aventurar sem traçar metas, objetivos e fazer análises para entender melhor onde estamos pisando e tentar prever o que vem pela frente, por mais difícil que isso pareça. Pensando nisso, chegamos ao conceito do Branding 3.0.

O Branding 3.0 é uma forma diferente de enxergar as marcas. Partindo de um conceito generalista que vê o que o conjunto de marcas representa para a sociedade em si, e chegando em um ponto individualista, que busca o destaque, o diferencial de cada marca perante o mercado e perante o consumidor.

Esse tema tem muito pano pra manga e eu quero compartilhar com vocês um vídeo, criado pela Tátil Design, muito interessante que trata de forma bem completa o Branding 3.0. Quem explica melhor isso e o Fred Gelli, diretor da Tátil.



2 comentários:

  1. Meu brother, o conteúdo é muito bom.
    Mas não escreva enxergar com "CH".
    abraço!
    Led

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  2. Isso que dá escrever nas madrugadas...
    haha

    Valeu, Led.

    Abraço!

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