quinta-feira, 12 de agosto de 2010

10 dicas para sua apresentação ser mais twittada!

Hoje em dia 11 em cada 10 palestrantes almejam que o conteúdo de suas palestras vá parar no twitter e lá continue a ser explorado e comentado. Mas, como fazer isso?
O Dan Zarrela do Mashable fez um estudo para identificar os tipos de conteúdo que são mais repassáveis em apresentações e chegou aos gráficos abaixo.

O primeiro gráfico mostra os números levantados de acordo com o levantamento que ele fez com conteúdos mais repassados.
 graph image
Já, o gráfico abaixo mostra dados da pesquisa feita com usuários do twitter.


chart image

A partir disso podemos definir 10 dicas importantes para criarmos esses momentos propícios a serem twittados...

1 - Expectativa
A forma e o timing com que você apresenta suas palestras pode ou não gerar expectativa em quem está assistindo. Um bom palestrante consegue capturar a atenção do público sempre e envolvê-lo a ponto de querer saber mais.

2 - Carisma
Ao apresentar algum conteúdo as pessoas devem se identificar com você e gostar de compartilhar essa informação. Para isso você precisa cativá-los.

3- Call-to-action
Lembre-se que o intuito disso é fazer com que sua apresentação continue com um diálogo fora do ambiente da palestra. Para isso, faça perguntas e peça a opinião do seu público sobre os assuntos que você está abordando. Pense em perguntas que tenham respostas curtas (140 caracteres).

4- Novidade
Esse ponto é importante para qualquer palestrante. Você deve sempre se renovar e trazer dados, comparações e conteúdo inusitado. As pessoas gostam de se sentir parte da vanguarda.

5- Climax
Não abuse muito disso. Mas, em certos momentos fazer um suspense para chegar ao clímax da apresentação pode parecer para o expectador uma boa hora para twittar.

6- Seja engraçado
Nada muito exagerado, já que nem todos tem um bom senso de humor. Mas algumas brincadeirinhas para quebrar o gelo é essencial para trazer o público mais perto de você. Quem sabe, se você tiver uma boa sacada, poderá ganhar várias recomendações  instantâneamente.

7- Seja breve
Conclua rápido seus pensamentos e se possível tenha imputs e conclusões de até 140 caracteres. Não precisa só ter textos de 140 caracteresm, mas escolha alguns que você acha que tenha mais potencial e adapte.

8- Deixe as informações mais interessantes
Quando for dar um dado, tente deixá-lo mais interessante. Traduza isso para uma realidade. Analogias são sempre uma boa saída.
Ex: Se o Facebook fosse um país, ele seria o terceiro maior do mundo em população.

9- Faça pequenas pausas
Durante a apresentação faça pequenas pausas depois de concluir alguns de seus pensamentos. A conclusão irá ter mais impacto e s pessoas vão entender que é um bom momento para twittar.

10- Disponibilize o conteúdo online
Você pode ter um ajudante ou simplesmente deixar alguns charts, gráficos e dados mais importantes prontos para ser compartilhados. Você pode por exemplo criar um blog e subir os vídeos e gráficos que está apresentando. Na hora da apresentação, as pessoas podem entrar nesse ambiente e repassar as informações também em vídeo e imagens.

Seguindo esses passos, você tem tudo para que suas apresentações ganhem mais repercussão e que seja compartilhada mais vezes.
Se você é palestrante e tem alguma dica, compartihe conosco!

Fonte: Mashable

Um comentário:

  1. Falando em apresentações não presenciais, aqui tem um exemplo de sucesso:
    http://www.youtube.com/watch?v=lFZ0z5Fm-Ng
    É o Social Media Revolution, a apresentação mais compartilhada da Internet.

    ResponderExcluir