domingo, 15 de agosto de 2010

Convergência: uma nova forma de olhar o mundo?

Vou compartilhar com vocês o artigo que escrevi para o CILIC (Congresso Internacional para Líderes da Comunicação. Sintam-se a vontade para comentar e dar sua visão sobre convergência.

O mundo é o mesmo, mas é visto de forma diferente por cada ser humano. É impressionante como uma coisa que parece ser tão óbvia pode ser tão diferente se analisada por outros ângulos.
 
Quando falamos em comunicação, essas percepções tornam-se ainda mais abrangentes e divergentes, devido à tamanha proporção do assunto. Tão divergentes que começaram a achar inviável analisar a comunicação como um todo. Ao menos, era assim que se pensava até pouco tempo atrás…

Para resolver esses problemas de divergência, começou-se a rotular tudo. De uma hora pra outra o mesmo mundo e a comunicação passaram a ser rotulados em ON, OFF, ABOVE e BELLOW the line. Parecia que tudo estava resolvido finalmente. De um lado os nerds e geeks do mundo online; de outro os bons e velhos “caras do off”. De um lado os grandes meios de massa; de outro, canais mais diretos e horizontais.

Mas, por que será que essa linha é tão importante? Por que limitar campanhas, ideias, pensamentos e separá-las? Qual o sentido disso?

As respostas estão diante dos nossos olhos, mas nunca quisemos enxergar: a linha nunca existiu. A linha nada mais é do que um limitador de ideias, rédeas para nossa criatividade e uma lente míope para a realidade. A verdade é que o mundo sempre foi e sempre será um só e quando falamos em comunicação, publicidade e construção de marca tudo deve ser integrado, puro, intenso e sem rótulos. É a forma convergente de olhar.

Esse fenômeno pode ser encarado como uma nova revolução industrial. Depois de um grande processo de terceirização e especialização de áreas, onde cada profissional se dedicava somente a uma parte do processo, hoje vemos além da necessidade de ter conhecimentos específicos, a necessidade de entender esse processo como um todo e ver o mundo como ele sempre foi, sem rotular ideias e pensamentos.

Pense grande e abra os olhos para o mundo. Esqueça a linha e acredite nas ideias.
Seja convergente e não divergente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário