terça-feira, 28 de julho de 2009

Entrevista com Thiago Miranda - PARTE II

[banner+entrevistas+rei+da+midia.jpg]


RDM: Com a constante evolução da tecnologia, cada vez mais mídias vão trocando de lugar na sociedade, algumas conquistam e outras perdem espaço. Qual é a sua opinião sobre o assunto e qual a tendência para as mídias nos próximos anos?

Thiago: Internet, TV digital e mobile. Essas novas tecnologias mudaram para sempre a maneira como as marcas têm que se comunicar com as pessoas (apesar de achar que a interatividade na TV Digital é papagaiada – principalmente por causa da internet e dos games). Passamos da era dos monólogos, na grande maioria das vezes chatos e intrusivos das marcas, para a era do diálogo e do engajamento. O consumidor agradece - e nós quebramos a cabeça.

RDM: Com a implantação da TV Digital quais serão as principais mudanças no que diz respeito a formatos de propaganda? Você acredita que o merchandising dominará essa mídia?

Thiago: Eu acredito na publicidade como serviço, causa, entretenimento e engajamento. Por isso eu acho que conteúdo relevante, mesmo que seja de alguma marca, será sempre bem-vindo para as pessoas. Elas até pagam por isso. Merchandising é chato e sem graça (pelo menos a grande maioria deles – como conhecemos). Conteúdo não. É entretenimento e engajamento. Muitas marcas já fazem isso. O Burger King está fazendo isso com uma série exclusiva da marca, distribuída só pela internet com a ajuda do Google AdSense e criada pelo Seth MacFarlane (o mesmo criador de Family Guy e American Dad).

A Unilever também criou uma série na internet chamada In The Motherhood, que fez tanto sucesso na rede que hoje em dia faz parte da programação da rede ABC nos EUA.

Eu acredito muito nisso. Criação de conteúdo e anunciantes juntos.
As pessoas só se engajam e participam das coisas por basicamente três motivos: para abraçar uma causa, por afinidade ou por interesse próprio. Isso não vai mudar com a tecnologia. As pessoas não mudam nunca e a tecnologia muda sempre, porém é muito mais difícil entender o ser humano do que a tecnologia. Acho que o grande lance está aí – em entender o ser humano e o seu tempo. Fácil falar e difícil de fazer.

RDM: Que dica você dá para quem está começando agora na publicidade?

Thiago: Se destaque. Arrume uma maneira para se destacar, qualquer coisa. Assim como as marcas, os candidatos a uma vaga em propaganda precisam ser lembrados. Ninguém espera muito de quem está começando, por isso existem várias maneiras de chamar a atenção com pequenos detalhes. Depois de arrumar uma vaga (que provavelmente será uma merda) é só trabalhar e não se conformar. E não desista nunca.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Entrevista com Thiago Miranda - PARTE I

[banner+entrevistas+rei+da+midia.jpg]

Nome: Thiago Miranda
Idade: 29 anos
Graduação: Publicidade e Propaganda - FAAP (2002-2005)

Especialização: Bootcamp de Planejamento - Miami Ad School
Área de Atuação na publicidade: Planejamento
Agência em que trabalha: DPZ - Dualibi Petit Zaragoza Propaganda

Agências em que trabalhou: Trade / FC2 / Front 360 / DPZ


RDM: Thiago, você começou atuando em que área da publicidade?

Thiago: Comecei na criação. Quase todo mundo quer trabalhar na criação, e eu não era diferente. Comecei a acompanhar e estudar tutoriais de Photoshop e Illustrator para arrumar um emprego. Fiz uma pasta que hoje dou risada quando vejo.Mas mesmo assim consegui arrumar um estágio em uma agência chamada Trade que fazia os tablóides e flyers para o Wal-Mart. Fiquei um ano e meio nessa correria do varejo. Comecei como estagiário e depois virei assistente de arte. Antes disso ainda cursei dois anos e meio de ADM. Desisti.

RDM: E o que te levou a trabalhar na área de planejamento?

Thiago: Quando comecei não sabia direito o que era planejamento, só fui descobrir realmente do que se tratava no último ano - aliar criatividade com conhecimento e embasamento. Sempre gostei de tentar entender os problemas do cliente, desconfiar de quase tudo que eu ouvia e tentar achar uma outra maneira mais eficaz de fazer as coisas funcionarem. Planejamento também se trata de um processo criativo. Planejamento bom é aquele que a gente não sabe onde ele acaba, e onde começa a criação.Mas pode-se dizer que eu sou um criativo frustrado também.

RDM: Na sua opinião, qual deve ser o perfil de um planner? O que é necessário para se tornar um bom profissional de planejamento?

Thiago: Basicamente curiosidade e inconformismo. Isso vai te levar a entrar de cabeça no brief do cliente e nos seus problemas. Mas não somos pagos só para sermos xeretas. O mais importante é o que fazer quando encontramos alguma coisa valiosa e relevante. Claro que achar essas coisas também não é nada fácil. Por isso ser autêntico e ter opinião também é muito importante. Dizem que planejador tem que ter espírito de porco – eu concordo.

RDM: Thiago, você trabalhou em agências pequenas, médias e grandes, que é o caso da DPZ. Qual é a principal diferença que você aponta na forma de trabalho delas?

Thiago: Basicamente a estrutura. Porque a forma de trabalhar muda sempre, mesmo entre agências grandes. Hoje eu tenho mais acessos a pesquisas e informações, mas isso também não muda muito se a gente não põe a cabeça para pensar. Bom de trabalhar em agências grandes, para um planejador, é que geralmente são elas as principais responsáveis pelas estratégias de comunicação das marcas.

RDM: Em época de crise, como está sendo agora, qual é a principal diferença na hora de pensar numa campanha? É mais difícil analisar o target e criar as estratégias de venda?

Thiago: A principal diferença é a verba. No começo da crise estávamos com medo dos clientes quererem fazer fórmulas manjadas e básicas. Que idéias mais ousadas perdessem espaços para conceitos mais conservadores, apesar de eu achar que a criatividade e o diferente deveriam ser premissas sempre – com crise ou sem crise. Por outro lado, alguns clientes estão aproveitando a pouca verba disponível para utilizar novas plataformas de comunicação. Isso é muito bom. Idéias boas vão provar cada vez mais a eficácia dessas estratégias.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Sorry. I can't use it anymore...


Cada dia que passa eu me impressiono com as medidas tomadas pelos engravatados que comandam nosso país. Agora, foi a vez do nosso famigerado governador do estado, o Sr. Roberto Requião.

Na sexta-feira, 17, ele sancionou a Lei 16.177, que proíbe o estrangeirismo nas publicidades veiculadas em todo o estado do Paraná. Ou seja, vários termos já clássicos e recorrentes em propagandas deverão ser extintos, como por exemplo o "OFF".

Segundo o Betinho, essa medida é para valorizar a nossa língua. Assim, o governo protege os consumidores, que poderiam não entender certas expressões.

Entretanto, esse cuidado já é tomado pelas agências de publicidade. Pois, se a comunicação estiver utilizando um signo que não condiz com a bagagem social da população, quem sai perdendo é o anunciante e consequentemente a agência, que estará fazendo um trabalho ineficaz.

Quero aproveitar para expor dois pontos negativos que isso está causando.

O primeiro é que essa lei anda totalmente na contramão da globalização. Em epóca em que todos buscamos novos mercados e fazemos uma troca cultural a fim de abrir novos horizontes e aumentar nosso repertório, essa medida vem para abalar toda essa ideologia de portas abertas. É um pensamento muito pequeno, que observa apenas (e erroneamente) o presente, não se preocupando com o futuro.

O segundo ponto que quero expor é o lado educativo e cultural. Percebam que pessoas que mal sabem ler ou escrever conseguem entender expressões como "50% OFF". Isso é um avanço, um ganho em termos de cultura. Ao invés de regredir, temos que buscar formas de aprender e introduzirmos mais esse cunho educativo e cultural em nosso meio.

Ou agora por existir pessoas analfabetas devemos tirar o texto das publicidades ao invés de investir em educação?

LINGUAGEM E ADAPTAÇÃO

Então, apartir de agora, não estranhem se verem por aí:

"50% FORA" ao invés de "50% OFF";
"INTERNETE" ao invés de "Internet";
"Disco Compacto" ao invés de "CD";
"Disco de Vídeo Digital" ao invés de "DVD";
"Mostra com Disco-Jóqueis" ao invés de "Show com DJs".

E outras aplicações que nem ficam tão ruins, mas que se comunicam pior com seu target público alvo!

Um exemplo são os flyers panfletos de festas com termos em inglês.

"Mulher FREE até meia-noite" terá que se adaptar para "Mulheres não pagam até meia-noite";
"OPEN BAR" terá que se adaptar para "Bebida liberada".

Comentem e respondam a enquete ao lado. Quero saber a opinião de vocês sobre essa lei que me impede até de assinar as peças que crio.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Stand by 2 - Away for a while

Galera, quero pedir desculpas a todos que acompanham o Rei da Mídia pela falta de postagens. Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo e tive que dar um tempo, mas em breve o blog volta com força total. Já estou preparando mais novidades que com certeza vão compensar essa brecha.
As entrevistas também já foram feitas e em pouco tempo estarão disponíveis para saciar suas dúvidas sobre a profissão que você deseja.

Então fiquem ligados aqui. Uma nova fase do Rei da Mídia está por vir.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

[banner+entrevistas+rei+da+midia2+contorno.jpg]

É com muito orgulho que venho anunciar que O Rei da Mídia terá novidades. A partir de hoje, uma série de entrevistas serão feitas com profissionais de diversas áreas da publicidade, que são formados no curso ou em outros, mas que atuam na área. Vou postar semanalmente as entrevistas, ainda não decidi um dia fixo, então fiquem ligados.

Serão entrevistadas pessoas influentes no meio, que estão com carreiras sólidas e muito bem encaminhadas. Pessoas que fazem a diferença por onde passam. Por isso, acompanhem o blog e vejam as entrevistas pois elas serão de grande proveito.

As primeiras entrevistas serão com:
Thiago Miranda, planner da DPZ.
Ciro Bottini, considerado o melhor vendedor do Brasil.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Interatividade na sétima arte.

O cinema nacional está ganhando uma cara nova e pode servir de referência para o exterior. O filme "Escolha Única", produzido e finalizado na cidade de Maringá/PR, está causando um burburinho e atraindo pessoas para os cinemas por apresentar um roteiro interativo.

O FILME

O filme, do cineasta Érico Alessandro, conta a história de Juan, um policial corrupto, que é preso, sendo que durante sua prisão ele é gravemente ferido e hospitalizado. Em coma, Juan entra em contato com um mundo paralelo, em que duas forças antagônicas influenciam as decisões dos humanos através de seus sonhos e se alimentam dos sentimentos dos homens. Quando sai do coma, Juan é julgado e descobre que uma escolha sua pode decidir o destino da Terra.

Quer saber mais sobre o filme? Clique aqui!

A INTERATIVIDADE

Na reta final do longa-metragem acontece uma pequena pausa para que os espectadores possam decidir qual vai ser o final. Aparecem dois números de telefone na tela, onde cada espectador liga gratuitamente do seu próprio celular para um dos números a fim de condenar ou absolver o protagonista. Através de uma enquete super rápida, o filme vai seguir o seu roteiro de acordo com a vontade da maioria.

A idéia é muito interessante. Isso traz um maior envolvimento do filme com o público e possibilita que a pessoa tenha a chance de escolher o final que acha melhor. Quem não se lembra do memorável "Você Decide"? Funciona nos mesmos moldes, mas a diferença é que se você não gostar do final, ou simplesmente quer ver como seria o outro desfecho, você pode ir aos cinemas e assistir novamente, o que na televeisão não acontecia.

PUBLICIDADE E A INTERATIVIDADE NO CINEMA

Quer saber mais sobre o assunto? Veja aqui o case da VOLVO, que fez um game interativo com os espectadores em salas de cinema no Reino Unido. A criação da Y&R é um jogo onde as pessoas devem mover os braços para a esquerda ou para a direita para controlar o caminhão. O conceito da campanha foi "É melhor viver a vida junto".