terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Google Wave – O prelúdio da web 3.0?

http://www.cognitivecombine.com/wp-content/uploads/2009/11/google_wave_logo.png
Há mais ou menos dois meses, o Google lançou, como faz todos os dias, um produto no mercado. Mas, esse não é somente mais um produto. Não segundo o Google, pelo menos. 


Estamos falando do Google Wave, uma ferramenta que promete revolucionar a internet como o e-mail revolucionou anos atrás. 

Ainda em versão beta, o Google Wave já está sendo testado por centenas de milhares de pessoas no mundo. Até então podemos ver uma interface bem clean, mas nem por isso fácil de trabalhar. 

Já existem vários aplicativos que tornam nossa estadia no Wave mais familiar ao nosso mundo da internet, como o do twitter, por exemplo.


Veja como twittar no Google Wave aqui! 

Bom, deixando de lado um pouco as funcionalidades e partindo para o lado intrínseco da coisa, vamos observar cuidadosamente a ferramenta.


Como citado acima, o Google disse que o Wave revolucionaria a internet como o e-mail fez. 

O e-mail assim como o Google Wave é uma ferramenta de comunicação entre usuários. Mas, o Google Wave promete ir além, e servir como um fator de integração entre a web 1.0 e a web 2.0. Ou seja, pegar tudo que até hoje foi considerado como o melhor da internet e trazer tudo para um único ambiente

Perceba que não é uma tarefa fácil. Ser a plataforma principal de TODAS as ferramentas já criadas para a internet é um desafio e tanto e demanda muito cuidado.

O ambiente de integração


Partindo dessa ideia de convergir todas as mídias online para um único ambiente integrador, temos que saber, primeiro de tudo, que esse ambiente deve ser multifacetado

Ora, temos várias ferramentas e vários ambientes diferentes hoje em dia, cada um com seus públicos específicos, e alguns tão nichados que fica difícil ser um ambiente agradável para outras pessoas. 

Sabendo de toda essa dificuldade, como criar um ambiente que consiga reunir todas essas pessoas e agradar ao mesmo tempo? 

Na minha opinião esse é o maior erro deles. Pois, se até hoje não conseguiram achar uma unanimidade para nada na vida, o que será que poderá fazer que todos se reúnam em um ambiente para suas atividades. Lembrando que no meio digital é muito mais difícil pela complexidade e pela diferença de nível entre usuários

Uma possível solução para isso é fazer com que cada pessoa possa personalizar seu ambiente da maneira que quiser, com as ferramentas que quiser e o layout que quiser. Não preciso nem dizer que isso é outro desafio. Pois nem só de nerds e geeks vive a internet.


Pense na figura daquele seu familiar que só de ligar o computador tem medo de que exploda e seja desintegrado. Aquela pessoa que quando vai contar para um amigo o site que visitou afirma veementemente que é o www.com.br
Como fazer para que toda essa trupe virtual esteja habilitada a andar com as próprias pernas e criar o seu próprio ambiente?

Web 3.0


Supondo que tudo isso dê certo e o Google consiga criar um ambiente multifacetado que abrigue toda essa população online e caia na graça dos mesmos, aí sim eu acredito que entraremos na época da web 3.0. Uma era digital tão evoluída que vai permitir a todos fazer o que quiserem e como quiserem na hora que quiserem. 

A internet caminha pra isso. A velocidade da informação é cada dia mais importante, por isso a febre das redes sociais e sobretudo do twitter. Estamos prestes a conhecer quem é o gatilho mais rápido da internet. Esse será o precursor, e quiçá o grande imperador dessa nova era de conectividade e integração. O Google deu o primeiro passo. Será que vai chegar na frente? Façam suas apostas...

O Google Wave hoje 

Hoje, o Google Wave apenas esboça o que pretende fazer. Claro que ainda é uma versão beta e ainda não dá para se basear nisso. Mas, a única diferença que vemos hoje é a possibilidade de compartilhar vários conteúdos com uma velocidade maior. Sim, isso já é um bom diferencial. Contudo, a interface é de difícil assimilação, os aplicativos são um tanto quanto complexos para meros mortais como nós. Não há possibilidade de integrar com muitas ferramentas que não sejam do Google. E, sobretudo, a forma escolhida para carregar as mensagens, as ondas, são muito confusas e embaralhadas. 

Vamos esperar o produto final ser lançado e ver se o Google corrige esses problemas, além de melhorar o desempenho quanto ao uso do computador. 

Espero que esse post tenha esclarecido algumas dúvidas. Se você, depois de ler isso, lembrou daquele jogo de tabuleiro tão famoso, o War, talvez não seja mera coincidência...


Nenhum comentário:

Postar um comentário