terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A teoria da Mão Invisível!

É famosa a teoria da mão invisível de Adan Smith, que fala sobre como o mercado muda de acordo com a relação da oferta e da demanda, publicada no seu livro "A Riqueza das Nações" no ano de 1776.

Infelizmente, estamos percebendo que a teoria da mão invisível bem poderia ser usada para ilustrar o que acontece no ambiente político brasileiro. Mas, ao invés de falar da oferta e demanda, ela deveria retratar como os governantes desse país conseguem desviar tanto dinheiro público sem ninguém ver.

Vale tudo! Dinheiro na mala, na cueca, até na meia... Depois falam que eles não fazem nada pelo Brasil. Veja como eles estão preocupados com a inovação no país. Somos nós que entendemos mal os pobres coitados. E, pior faz a mídia, que é...
a)preconceituosa
b)ofensiva
c)caluniosa

Quem acompanhou os fatos que ocorreram recentemente sabe do que estou falando e sabe também que isso não é novidade.

Quem é culpado de tudo isso? O sistema? O governo?
Também! Mas, o principal culpado de tudo isso é a formação brasileira, ou melhor, a NÃO formação.
Em um país onde a Educação não está em primeiro, segundo, e nem perto do terceiro plano é difícil você formar uma sociedade ética. E o problema também está nos lares brasileiros. Desde pequeno, o brasileiro é acostumado a fazer "malandragens". Malandros que são, desde crianças começam com maus hábitos e isso vai refletir lá na frente.
Quem pára na vaga de um deficiente e não respeita algumas regras morais da sociedade tem o mesmo perfil da pessoa que rouba um banco, bate carteira ou promove um mensalão, mensalinho, ou qualquer outra denominação que preferirem.

 A crise ética também atinge a propaganda. Você acredita em coincidência? Na minha opinião existe sim, mas o que existe em maior é o plágio.
Já que estou falando de política, e isso lembra Lula, que lembra pinga. Vou, citar dois casos com aguardentes brasileiras.


Marca Original: Caninha 51
Marcas "genéricas": Caninhas (21,31,41,61,71,81,91)

http://www.santacruzsupermercados.com.br/imagens/produtos/aguard21.jpg


Marca original: Velho Barreiro 
Marca "genérica": Velho Fazendeiro (não encontrei foto na internet)


Enfim, poderia achar mil exemplos, um mais absurdo que o outro, mas isso não muda, assim como não muda o pensamento do governo em relação ao país, e não muda a cabeça do nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário