Esse, com certeza, é o tema que mais tira o sono de todos os universitários: o primeiro emprego.
O primeiro emprego representa muita coisa na vida de uma pessoa. Se trata da primeira oportunidade de mostrar que temos algum talento. Representa também o início da autonomia de uma pessoa, o primeiro salário, o desafio, responsabilidade e que você não quer ser mais um trintão que ainda mora com a mãe.
Olhando de uma forma mais objetiva, o primeiro emprego é o símbolo que representa a inexperiência versus a vontade de trabalhar.
Mas, como convencer o empregador que você tem capacidade de trabalhar na empresa dele? E, mais do que isso. Como mostrar que você pode fazer a diferença?
A resposta está na própria pergunta: Fazer a diferença!
Muitos se queixam que não tem oportunidades, que o mercado está muito concorrido, que isso e aquilo, mas o fato é que poucos tentam entender como o jogo funciona antes de querer entrar nele.
Antes de sair para procurar um emprego, tenha metas e obtenha algumas respostas. Você deve estar pronto para entrar no mercado de trabalho. Ter vontade não é o suficiente.
Como falei acima, você deve saber como o jogo funciona. Ou seja, antes de ir a uma entrevista de emprego, conheça o mercado e saiba como ele funciona e o que ele espera de um profissional da área. Depois de conhecer o mercado, conheça a você mesmo.
Se conhecer e saber das suas potencialidades e fraquezas o deixa muito na frente de outro profissional. Ao se conhecer, você descobrirá o que ainda deixa a desejar e os seus pontos fortes. A partir disso poderá buscar conhecimento e se aprimorar.
Trabalhe nos pontos que são requisitos para o mercado em questão. Mas, além disso, desenvolva um que ninguém tenha e que seja visto com bons olhos, esse é o seu diferencial. É o que fará você conseguir o tão sonhado primeiro emprego.
Se você não se conhecer e não souber o que tem de melhor e qual é o seu diferencial, o que te leva a pensar que a pessoa que vai conversar 40 min com você vai descobrir?
No mercado de trabalho, tudo é muito competitivo e você deve se preparar da melhor forma.
Na publicidade, antes de vendermos um produto, temos que conhecer bem e estarmos dispostos a comprá-lo. E, como falei em um post passado, você é o primeiro produto a ser vendido.
Se você já conhece as suas potencialidades e fraquezas e sabe como funciona o mercado e o que ele deseja, é uma questão de saber como demonstrar que está preparado e que tem um diferencial. Nem sempre você vai encontrar uma pessoa de visão para te entrevistar, então seja objetivo e saiba como vender o seu trabalho.
Depois disso, corra atrás e boa sorte!
Se você faz publicidade e quer saber como mostrar o diferencial nessa área, leia esse post com 5 dicas para crescer na publicidade.