domingo, 5 de dezembro de 2010

O valor das ideias!

Acabei de assistir o filme The Social Network, que narra a história do Facebook e acompanha a trajetória de Mark Zuckerberg e sua ideia bilionária.

O filme é realmente muito bom e estimulante. Te faz pensar sobre o valor das ideias e 'taí' algo que nos rende boas discussões.

O que nos diz se uma ideia é boa ou não? Como sabemos se essa ideia vale pouco ou muito? Tudo isso é mensurável?

Acho que esse é um dos grandes paradoxos que intriga publicitários, marketeiros, nerds, empreendedores, visionários, loucos, pesquisadores ou whatever. 

Vou direto ao ponto.
Não há como você chegar a uma resposta sem pesquisar e tentar traçar paralelos entre as histórias. Confesso que fiz essa análise, mas não para encontrar uma fórmula ou desenvolver um sistema capaz de mensurar ideias, e sim para descobrir o que faz com que a maioria delas tenha sucesso e compartilhar isso com você que se propôs a ler.

Vou lhes apresentar algumas características que, na minha visão, separam ideias de negócios.

1 - A ideia, é claro.
Em primeiro lugar, obviamente, você precisa ter uma ideia. Parece fácil falar isso, mas não é tão simples quanto parece.
Se você está trabalhando em uma ideia, evite todo e qualquer tipo de julgamento. Essa é a hora de você deixar sua imaginação voar, mas sempre com objetivo e foco. Não mate sua ideia antes de ela nascer. Pense em todas as possibilidades, vá a fundo, saiba onde quer chegar com essa ideia e descubra se ela é realmente útil, inovadora e única.

2- Visão de negócio.
Ter uma ideia genial é tão importante quanto saber o que fazer com ela. Essa é a hora de você começar a se contestar e tentar encontrar falhas e buracos para serem corrigidos e assim deixá-la pronta para ser executada.
Se passou por esses testes e você está certo que avaliou corretamente, tente descobrir o potencial disso através de comparativos com ideias semelhantes.
3- A crença
Mais do que ter um plano de ação, você precisa acreditar na sua ideia.
Agora que você já a conhece tão bem quanto você mesmo e consegue estimar o seu potencial, saiba como mostrar esse potencial aos outros.  É aqui que uma ideia começa a se transformar em negócio.

4- O valor.
Lembre-se que qualquer valor é uma variável e depende diretamente de quanto todo mundo (mercado) acha que isso vale. Partindo desse raciocínio, fica fácil identificar que as pessoas precisam achar valiosa a sua ideia e ver o mesmo potencial que você viu a ponto de estarem dispostas a levá-la adiante e transformá-la realmente em um negócio.
Trabalhe duro para saber vender ela da melhor maneira.

Tenho uma última consideração que resolvi não enumerar e vocês entenderão o porquê.
Todas as histórias analisadas têm um outro ponto em comum que é justamente não acontecerem da mesma forma.
Como falei, não existe uma fórmula secreta que irá fazer sua ideia valer bilhões de dólares. Nada vem mastigado na vida, então coloque a cabeça pra funcionar e comece a trabalhar na sua ideia. Neste exato momento outras centenas de pessoas podem estar com uma ideia parecida com a sua. Como você já deve saber, no mundo dos negócios, ser primeiro também é importante!

P.S.: Não tenho a pretensão de que esse texto seja um guia de como desenvolver uma ideia. Apenas resolvi compartilhar com vocês algumas características que encontrei na análise que fiz baseado no filme The Social Network em comparativo com algumas ideias que deram certo e outras que não foram tão bem sucedidas.

Um comentário:

  1. Steve

    Acha que pode dar certo um leilão que além do dinheiro pudesse pagar com ideias? Bom, estou fazendo esse experimento, veja o que acha.

    www.kombina.me
    Diego

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