quarta-feira, 16 de junho de 2010

Trending topics patrocinados - Você gostou?


Depois de um ano pensando e estruturando equipe para se tornar comercial, o Twitter parece que finalmente está desenhando seu modelo de negócios e se abrindo oficialmente para o mercado.

Já faz algum tempo que surgiram os tweets patrocinados, que funciona como links patrocinados dentro do twitter. Ao procurar por "#nowplaying", por exemplo, você via destacado os tweets da Virgin America. Apesar de ter essa mesma pegada, a negociação é diferente de links patrocinados (PPC) e é trabalhado por CPM.

E, hoje, 16 de junho, o twitter lançou o Trending Topics Patrocinado , que coloca uma marca em destaque entre os assuntos mais falados (até agora com opção mundial apenas) e que integra com os promoted tweets. Já está rolando algum buzz sobre o fato e as pessoas ainda não estabeleceram uma opinião sobre o assunto.

O fato de não ter tido grande resistência prova que o formato não é tão ruim e que não deve encontrar grandes problemas de aceitação. Isso, se compararmos com quando, em apenas um dia, mais de 350 mil pessoas se mobilizaram contra o Orkut por causa de uma mudança nas opções de privacidade nos scraps.

Saiu uma nota no Mashable, considerado a bíblia das mídias sociais, sobre o caso. Eles falaram com o COO do Twitter que disse que só trabalharam o formato porque não ficou parecendo propaganda e não é intrusivo.

Entretanto, há muita controvérsia, já que a marca (nesse caso Pixar com Toy Story 3) não é um dos assuntos mais falados no mundo e aparece junto com os demais.
Especula-se que a ação tenha custados algumas dezenas de milhares de dólares para a Pixar e que o preço pode ficar ainda mais salgado.

Como funcionam os trending topics patrocinados?

Ele fica disponível na lateral direita do microblog, abaixo dos trending topics orgânicos. Ao clicar no link, você é direcionado para uma página de pesquisa no twitter onde a marca está posicionada em primeiro com um promoted tweet.

Enquete

Agora que você já sabe o que é e como funciona, o que você achou do novo formato?
Responda ao lado a enquete. A cada voto, será doado 10 centavos para o Instituto Galvão, para pagarmos um trending topics patrocinados para a campanha CALA BOCA GALVAO (#calabocagalvao).
/ironic

2 comentários:

  1. Como mencionado na enquete, é relativamente bom, pois hora ou outra a publicidade entraria no twitter assim como foi no orkut e youtube, por exemplo, mas dessa forma fica muito menos apelativo, digamos assim, no TT o usuário tem a opção de ver o que relaciona-se com aquilo que está sendo mostrado, nesse caso poderia até matar a curiosidade sobre um detalhe ou algo do filme, já nas demais a publicidade aparece o tempo todo, com anúncios, banners piscando ao canto da tela, passe o mouse aqui ou ali, desse modo fica sutil e dá a opção do internauta ver ou não a publicidade. Espero somente que continue desse modo e não se torne algo parecido com o orkut, na versão antiga, onde as publicidades aparecem de modo exagerado.

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  2. é como o próprio COO do Twitter falou. não ficou intrusivo e não parece propaganda. se não tivesse o botão de promoted ao lado, ninguém ia saber que foi TT patrocinado.

    achei muito boa a ideia deles 'comercializarem' posições no TT... o que não pode é virar bagunça e colocarem 100 TT patrocinados ali.

    vai ser bacana se eles abrirem pra vender um espaço em cada TT, no TTBr por exemplo. provavelmente eles vão fazer isso, caso essa primeira experiência aí de certo e, eu acho, que vai dar certo sim.

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