terça-feira, 31 de agosto de 2010

#BlogDay 2010 - 11 anos de Blogger


 Blog Day 2010

Já inventaram dia dos solteiros, social media, do lingerie, do bigode e quem sabe até o dia dos coelhos albinos. Como tudo está ganhando data, escolheram hoje, 31 de Agosto, dia em que o Blogger (maior plataforma de blogs do mundo) completa 11 anos de vida, para ser o #BlogDay.

Hoje, além de comemorar essa saga blogueira, que eu particularmente venho levando há dois anos, vou aproveitar e continuar uma corrente que está acontecendo. 

É simples vou indicar alguns dos blogs brasileiros que leio diariamente e servem de inspiração, referência ou simplesmente para me fazer rir um pouco.
Se quiserem dicas de blogs gringos, vou mandar no twitter depois.

INSPIRAÇÃO / REFERÊNCIA


UNPLANNED: Blog do meu amigo Carlos Henrique Vilela que traz diariamente insights muito bacanas de publicidade, marketing e tendências. Se você é planner, sobretudo, é leitura obrigatória!

Blog do Miranda: O Thiago Miranda é planner na DPZ e alimenta o blog com os mais diversos assuntos, sempre trazendo referências legais e uma visão diferenciada de propaganda.

E-Ideias: Blog da Paula Rizzo e sua equipe de "trend hunter". Eles ficam ligados em tudo que acontece no mundo da publicidade, sobretudo, e disponibilizam tudo em primeira mão com análise dos cases.

Blog de Guerrilha: O Blog de Guerrilha traz muitas referências de Marketing de Guerrilha, além de contar alguns cases que a própria Espalhe faz. Vale a pena conhecer!

Google Discovery: Blog do Renê Fraga sobre Google e todas as novidades relacionadas. É difícil acompanhar todas as mudanças do Google, né? Entra lá e veja tudo com calma!

http://www.assimumabrastemp.com.br/wp-content/themes/premiumnews/images/bt_coletivo.jpgInspiração Coletiva: O blog Inspiração Coletiva surgiu do conceito Inspiração muda tudo, defendido pela Brastemp. 
Para pôr isso em prática, de segunda a sexta ele é alimentado com posts inspiradores de Fernanda Torres, Sarah Oliveira, Rosana Hermann, Henrique Fogaça e Arthur Casas.

Quero compartilhar também alguns outros blogs que leio de conteúdo variado e divertido.
Para não ficar muito grande, selecionei 10 deles...

domingo, 15 de agosto de 2010

Convergência: uma nova forma de olhar o mundo?

Vou compartilhar com vocês o artigo que escrevi para o CILIC (Congresso Internacional para Líderes da Comunicação. Sintam-se a vontade para comentar e dar sua visão sobre convergência.

O mundo é o mesmo, mas é visto de forma diferente por cada ser humano. É impressionante como uma coisa que parece ser tão óbvia pode ser tão diferente se analisada por outros ângulos.
 
Quando falamos em comunicação, essas percepções tornam-se ainda mais abrangentes e divergentes, devido à tamanha proporção do assunto. Tão divergentes que começaram a achar inviável analisar a comunicação como um todo. Ao menos, era assim que se pensava até pouco tempo atrás…

Para resolver esses problemas de divergência, começou-se a rotular tudo. De uma hora pra outra o mesmo mundo e a comunicação passaram a ser rotulados em ON, OFF, ABOVE e BELLOW the line. Parecia que tudo estava resolvido finalmente. De um lado os nerds e geeks do mundo online; de outro os bons e velhos “caras do off”. De um lado os grandes meios de massa; de outro, canais mais diretos e horizontais.

Mas, por que será que essa linha é tão importante? Por que limitar campanhas, ideias, pensamentos e separá-las? Qual o sentido disso?

As respostas estão diante dos nossos olhos, mas nunca quisemos enxergar: a linha nunca existiu. A linha nada mais é do que um limitador de ideias, rédeas para nossa criatividade e uma lente míope para a realidade. A verdade é que o mundo sempre foi e sempre será um só e quando falamos em comunicação, publicidade e construção de marca tudo deve ser integrado, puro, intenso e sem rótulos. É a forma convergente de olhar.

Esse fenômeno pode ser encarado como uma nova revolução industrial. Depois de um grande processo de terceirização e especialização de áreas, onde cada profissional se dedicava somente a uma parte do processo, hoje vemos além da necessidade de ter conhecimentos específicos, a necessidade de entender esse processo como um todo e ver o mundo como ele sempre foi, sem rotular ideias e pensamentos.

Pense grande e abra os olhos para o mundo. Esqueça a linha e acredite nas ideias.
Seja convergente e não divergente!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

10 dicas para sua apresentação ser mais twittada!

Hoje em dia 11 em cada 10 palestrantes almejam que o conteúdo de suas palestras vá parar no twitter e lá continue a ser explorado e comentado. Mas, como fazer isso?
O Dan Zarrela do Mashable fez um estudo para identificar os tipos de conteúdo que são mais repassáveis em apresentações e chegou aos gráficos abaixo.

O primeiro gráfico mostra os números levantados de acordo com o levantamento que ele fez com conteúdos mais repassados.
 graph image
Já, o gráfico abaixo mostra dados da pesquisa feita com usuários do twitter.


chart image

A partir disso podemos definir 10 dicas importantes para criarmos esses momentos propícios a serem twittados...

1 - Expectativa
A forma e o timing com que você apresenta suas palestras pode ou não gerar expectativa em quem está assistindo. Um bom palestrante consegue capturar a atenção do público sempre e envolvê-lo a ponto de querer saber mais.

2 - Carisma
Ao apresentar algum conteúdo as pessoas devem se identificar com você e gostar de compartilhar essa informação. Para isso você precisa cativá-los.

3- Call-to-action
Lembre-se que o intuito disso é fazer com que sua apresentação continue com um diálogo fora do ambiente da palestra. Para isso, faça perguntas e peça a opinião do seu público sobre os assuntos que você está abordando. Pense em perguntas que tenham respostas curtas (140 caracteres).

4- Novidade
Esse ponto é importante para qualquer palestrante. Você deve sempre se renovar e trazer dados, comparações e conteúdo inusitado. As pessoas gostam de se sentir parte da vanguarda.

5- Climax
Não abuse muito disso. Mas, em certos momentos fazer um suspense para chegar ao clímax da apresentação pode parecer para o expectador uma boa hora para twittar.

6- Seja engraçado
Nada muito exagerado, já que nem todos tem um bom senso de humor. Mas algumas brincadeirinhas para quebrar o gelo é essencial para trazer o público mais perto de você. Quem sabe, se você tiver uma boa sacada, poderá ganhar várias recomendações  instantâneamente.

7- Seja breve
Conclua rápido seus pensamentos e se possível tenha imputs e conclusões de até 140 caracteres. Não precisa só ter textos de 140 caracteresm, mas escolha alguns que você acha que tenha mais potencial e adapte.

8- Deixe as informações mais interessantes
Quando for dar um dado, tente deixá-lo mais interessante. Traduza isso para uma realidade. Analogias são sempre uma boa saída.
Ex: Se o Facebook fosse um país, ele seria o terceiro maior do mundo em população.

9- Faça pequenas pausas
Durante a apresentação faça pequenas pausas depois de concluir alguns de seus pensamentos. A conclusão irá ter mais impacto e s pessoas vão entender que é um bom momento para twittar.

10- Disponibilize o conteúdo online
Você pode ter um ajudante ou simplesmente deixar alguns charts, gráficos e dados mais importantes prontos para ser compartilhados. Você pode por exemplo criar um blog e subir os vídeos e gráficos que está apresentando. Na hora da apresentação, as pessoas podem entrar nesse ambiente e repassar as informações também em vídeo e imagens.

Seguindo esses passos, você tem tudo para que suas apresentações ganhem mais repercussão e que seja compartilhada mais vezes.
Se você é palestrante e tem alguma dica, compartihe conosco!

Fonte: Mashable