quarta-feira, 16 de junho de 2010

Trending topics patrocinados - Você gostou?


Depois de um ano pensando e estruturando equipe para se tornar comercial, o Twitter parece que finalmente está desenhando seu modelo de negócios e se abrindo oficialmente para o mercado.

Já faz algum tempo que surgiram os tweets patrocinados, que funciona como links patrocinados dentro do twitter. Ao procurar por "#nowplaying", por exemplo, você via destacado os tweets da Virgin America. Apesar de ter essa mesma pegada, a negociação é diferente de links patrocinados (PPC) e é trabalhado por CPM.

E, hoje, 16 de junho, o twitter lançou o Trending Topics Patrocinado , que coloca uma marca em destaque entre os assuntos mais falados (até agora com opção mundial apenas) e que integra com os promoted tweets. Já está rolando algum buzz sobre o fato e as pessoas ainda não estabeleceram uma opinião sobre o assunto.

O fato de não ter tido grande resistência prova que o formato não é tão ruim e que não deve encontrar grandes problemas de aceitação. Isso, se compararmos com quando, em apenas um dia, mais de 350 mil pessoas se mobilizaram contra o Orkut por causa de uma mudança nas opções de privacidade nos scraps.

Saiu uma nota no Mashable, considerado a bíblia das mídias sociais, sobre o caso. Eles falaram com o COO do Twitter que disse que só trabalharam o formato porque não ficou parecendo propaganda e não é intrusivo.

Entretanto, há muita controvérsia, já que a marca (nesse caso Pixar com Toy Story 3) não é um dos assuntos mais falados no mundo e aparece junto com os demais.
Especula-se que a ação tenha custados algumas dezenas de milhares de dólares para a Pixar e que o preço pode ficar ainda mais salgado.

Como funcionam os trending topics patrocinados?

Ele fica disponível na lateral direita do microblog, abaixo dos trending topics orgânicos. Ao clicar no link, você é direcionado para uma página de pesquisa no twitter onde a marca está posicionada em primeiro com um promoted tweet.

Enquete

Agora que você já sabe o que é e como funciona, o que você achou do novo formato?
Responda ao lado a enquete. A cada voto, será doado 10 centavos para o Instituto Galvão, para pagarmos um trending topics patrocinados para a campanha CALA BOCA GALVAO (#calabocagalvao).
/ironic