sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Fogo cruzado: Globo x Record

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk3RPsX7yxdZe1xTydS8eFPLuUBqRLoRzYeUXKxPNkywNGwKkQoFRv980R2NsYYHtcE4cYKt7cAE9D2rv1w5fOASBU9sT72MWE7H4RJp4yprogwCM8mJZkfuuk7b3fjUAnOacwnMN9xFs/s400/globo-x-record.jpg

Pra quem formula teorias de que a TV está sem graça e sem conteúdo que chame atenção, está na hora de rever seus conceitos e acompanhar mais os noticiários.

Além de uma opção de entretenimento, cultura e informação, a TV agora virou palco de uma briga que envolve dois poderes: mídia e igreja.

A igreja, que em outrora já teve seu poder ilimitado e sempre foi inquestionável, agora já não é mais.

A realidade hoje em dia é bem diferente...

Nessa terça-feira, 11, a Rede Globo de Televisão dedicou 10 minutos do seu telejornal mais famoso para uma matéria especial que faz uma denúncia gravíssima a Edir Macedo, fundador da Igreja Universal e presidente da Rede Record entre outros veículos de comunicação.

Veja a matéria exibida no Jornal Nacional.


Como era de se esperar, a Rede Record rebateu as denúncias com acusações à TV Globo e a família Marinho, fundadora da emissora. E durante toda a quarta-feira, as emissoras fizeram uma verdadeira briga, aproveitando os espaços que possuem em seus telejornais.

Veja uma parte da reportagem de resposta da Rede Record no Jornal da Record.


ANÁLISE

Não se pode dizer ainda quem é culpado ou inocente nisso tudo. Mas, é lamentável essa troca de acusações e tentativa de manipulação por parte de ambas as emissoras. Foram muitos minutos ao longo de toda a programação das emissoras dedicadas ao assunto.
Elas envolveram, inclusive, até o poder executivo nessa richa, como mostram os vídeos acima.

Quem perde com tudo isso é a população, que liga a TV em um telejornal esperando ver um conteúdo que sirva para informação e cultura e é obrigada a presenciar tal fato.
É a Agenda Setting entrando em cena e mostrando todo o poder que a mídia tem.

Quem sabe, diante de tudo isso, a população não perceba que de uma forma ou de outra está sendo manipulada e isso sirva para abrir os olhos?
O correto agora não é escolher um lado e acreditar 100% no que é dito, e sim analisar tudo e depois tirar uma conclusão.
Mas, isso infelizmente não passa de um desejo pessoal e provavelmente não estamos próximos do dia em que o povo vai pensar por si só. Afinal, e tão mais prático pegar tudo pronto ao invés de pensar, né?

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Relação Cliente X Agência?

Não. A equação correta é Cliente + Agência = Resultado.

O que mais acontece hoje em dia no mundo da publicidade, sobretudo em esferas menores, é a relação desgastada entre cliente e agência. É um cabo de guerra, onde os dois lados não querem abrir mão do que pensaram previamente. Mas como resolver isso?


A melhor forma é elucidar os problemas existentes na comunicação e tentar definir as metas. Definida as metas, cabe ao atendimento captar o que o cliente deseja e filtrar da melhor maneira.
Aqui é onde acontece a maior falha, na minha opinião.

A primeira conversa é a mais importante. Não se deve prometer ao cliente tudo o que ele deseja sem analisar os prós e contras de tudo isso.
É muito comum um cliente chegar para a agência e dizer, por exemplo: "Eu quero fazer 1 vt, 1 spot e um anúncio de jornal." Achando que por trabalhar com diversas mídias terá um resultado melhor.
Com medo de contrariar o cliente, o atendimento aceita isso e em pouco tempo as peças começam a ser produzidas.

Ora, se o processo fosse assim, não precisaria do setor de planejamento e mídia em uma agência. É trabalho da agência definir estratégias de mídia e pensar qual a melhor forma de comunicar tudo que o cliente deseja.

Se isso não for feito, perde-se muito no processo de criação e isso vai se reverter em prejuízo.

É fato que a maioria dos clientes são exigentes e dificilmente abrem mão do que pensam. E acho que estão certos em ser exigentes. Afinal, é o negócio deles que está em jogo.
Entretanto, deve-se explicar que mais importante do que fazer a comunicação da maneira como eles querem é fazer toda uma análise para gerar retorno e crescimento em suas vendas ou demanda de serviço.

Não se deve bater de frente. As agências existem não somente para criar materiais, e sim para pensar na comunicação em geral visando um objetivo específico. Isso deve ficar claro e deve ser explicado da melhor maneira pra que o cliente tenha o resultado desejado

Para isso, deve-se seguir um modelo de trabalho semelhante ao listado abaixo.

Resumo dos passos que a agência deve seguir

  • Conversa com o cliente.
  • Pesquisa.
  • Filtragem de informações.
  • Planejamento de mídia.
  • Criação / Planejamento estratégico.
  • Apresentação de propostas.
  • Produção.