sexta-feira, 17 de abril de 2009

A fotografia e o movimento.

A criatividade perpassa o nível técnico. Não se trata apenas de saber utilizar as novas tecnologias. O pensamento criativo e alternativo é o mais importante no processo de criação.

Hoje em dia, um dos recursos mais utilizados para criação são os vídeos, que por trabalharem com os sentidos da visão e audição, possibilitam que a mensagem seja passada de forma mais eficaz.

Mas, tem outras formas de fazer isso. Uma delas é o Stop Motion, que nada mais é do que uma composição de fotos tiradas em sequência, que juntas dão idéia de movimento. Só aplicar uma trilha sonora, sicronizá-la e voilà, seu "vídeo" está pronto.

Vejam esse vídeo, produzido em Stop Motion. Ficou muito bom!

Mas uma coisa é fato: QUE EMPENHO DO *%$#@!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Coca-Cola Zero: zero de risco pra saúde?


Há algum tempo, está rolando na net um e-mail que fala sobre certa irregularidade da Coca-Cola Zero. Como todos sabem, a Coca-Cola Company já tem um refrigerante dietético, mas lançaram outro e sem tirar o primeiro (Coca-Cola light) do mercado.

Está sendo divulgado que a Coca-Cola Zero apresenta uma substância denominada CICLAMATO, que é imprópria para o consumo humano. Nos EUA já foi tirado do mercado. Mas, na América Latina e na Europa Oriental ele ainda está em circulação sem ser regularizado (segundo o e-mail).
No site da FDA (Federal Drugs Administration), diz claramente que o edulcorante em questão é impróprio para o consumo humano, e que o mesmo pode causar câncer.

O fato é: Será que a Coca-Cola Zero apresenta mesmo essa substância? Ou será somente mais um viral para denegrir a imagem do produto? Isso já aconteceu há alguns anos com o Kuat ,e a venda desse produto foi prejudicada, mas até hoje ninguém sabe a verdade.

Outra curiosidade é que a Coca-Cola Company investe muito pouco ou nada em propaganda para o seu produto versão light. Entretanto, foi feito uma divulgação enorme para a Coca Zero. Tudo indica que eles pretendem substituir a light e estão em período de testes.

Mas, isso só vamos saber com o tempo. E também já fizeram muitas suposições caluniosas sobre a Coca-Cola. Já falaram que o dono fez pacto com o chifrudo; que causa osteoporose; que se você chacoalhar a coca light e colocar mentos vai voar coca pra tudo que é lado...pera aí, isso é verdade...
Por via das dúvidas, prefiro tomar o refresco em sua versão original. Apesar de me fornecer alguns pneuzinhos, sei que não me causará nenhuma doença terminante.
E você, qual sua opinião sobre a Coca Zero, comente!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Os tão sonhados 15 minutos de fama...

Dia após dia, pessoas lançam vídeos no Youtube, sonhando com seus 15 minutos de fama. São três os motivos mais usais, que fazem as pessoas postarem os vídeos lá: querer aparecer pra ficar popzinho; motivo pessoal (quando postam algo pra mostrar para os amigos, etc.); e para divulgar seus trabalhos e coisas que fazem.

Nesse vídeo, o cantor reúne os 3 motivos e mais um já pré-determinado: conseguir mais fãs! Ele então colocou no Youtube para divulgar, mas não foi muito bem sucedido.
Mas, apesar de ter menos de 300 exibições, a música é bem engraçada.
Confira!



Assistam aos outros vídeos, se gostarem. São engraçados também. O cara é bem criativo e bem humorado.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Publicidade New Era: Novas tendências para a TV Digital!

Esqueça as fórmulas prontas. Abandone regras de criação. É época de mudança na publicidade, e mais do que nunca, a criatividade é requerida ao máximo.

O tema é televisão, e como todos sabem, o tempo está se esgotando e o mercado está se fechando para publicidades monótonas e estáticas.
Reclames do plim-plim? Intervalo comercial? Não, não! Isso são coisas do passado. A tendência é que a publicidade, cada vez mais, vá penetrando na programação. De que forma? Merchandising!

E como fazer para que esses anúncios sejam mais sutis e não saturem tanto? Como fazer para que não fiquem massantes ao público?

O CQC está apresentando uma nova forma de merchandising, que eu achei muito bem pensada, e a tendência que os outros começem a copiar.
Na apresentação dos quadros do programa, eles fazem uma chamadinha, uma coisa rápida e chamativa que apresenta uma marca de forma sutil. Isso já está sendo feito há algum tempo. É sinal que deu certo, e está surtindo efeito.

Veja abaixo um vídeo, do quadro "Top Five" do CQC, com o merchandising da Pepsi.
"Olha isso!" (AeuHEUIAhUAIehUAIHUEIAh)



O que mais podemos esperar nessa nova era da TV Digital? Ou melhor, o que podemos fazer, criar, inovar? Espero que a resposta venha com o tempo, e com o nosso trabalho.

Post Scriptum: A Maysa sempre consegue surpreender hein... Até desviou a atenção do merchandising que era o que queria mostrar.

domingo, 5 de abril de 2009

Crise? Não no Habib's!


O fantasma da crise continua assombrando o mercado mundial. Em todos os setores houve uma considerável queda nas vendas. As empresas se obrigaram a levantar os preços para ter uma lucratividade maior. Mas será que isso basta para se manter vivo no mercado?

O Habib's, uma das maiores redes de fast-food do mundo, pensou diferente e preferiu arriscar.

As esfihas, que são o "carro-chefe" da empresa, há dois anos custavam R$ 0,79 (no Brasil), e com a crise eles resolveram baixar o preço para R$ 0,49 para alavancar as vendas. Essa medida foi tomada em março. Como resultado, eles venderam 20% a mais do que março do ano passado.

Alberto Saraiva, presidente e fundador do Habib's, em entrevista ao programa Show Business, conta que a compra de uma esfiha sempre vem acompanhada de outros itens, e é aí que eles lucram.
-
Quando alguém vai ao Habib's, dificilmente compra apenas esfihas. Eles pedem um refrigerante, uma pizza, ou vão com amigos, e as pessoas consomem coisas diferentes. - Explica Alberto.

Esse é mais uma ação de marketing que deu certo, graças a percepção aguçada de empreendedores natos.
Criatividade, ousadia e feeling são os ingredientes para o sucesso. Com certeza, quem tiver essas três qualidades vai se dar muito bem nos negócios. Fica a dica para quem pensa grande, e deseja se tornar um grande empreendedor: O Rei da Mídia!